Você já deve ter percebido que o excesso de umidade em ambientes fechados facilita a proliferação de mofo, não é mesmo? O mofo é uma formação de micro-organismos constituídos por vários tipos de fungos que não podem ser vistos a olho nú. Aquilo que vemos espalhados pelas paredes são as estruturas da formação desses organismos. Ele se prolifera em ambientes escuros e úmidos, com pouca luz e pouco arejamento.
Vamos entender mais um pouco sobre as doenças causadas pelo mofo, os riscos para as grávidas e como podemos acabar com a alergia a mofo? Continue a leitura deste conteúdo que o Imigrantes Hospital e Maternidade preparou para você!
Mofo pode causar alguma doença?
A resposta para o questionamento acima é SIM. A exposição ao mofo pode trazer sérios riscos à sua saúde, afetando o trato respiratório e ocasionando as famosas doenças respiratórias.
Abaixo, trouxemos uma lista com as doenças causadas pelo mofo, bem como os sintomas que elas apresentam. Veja!
Quais doenças são causadas pelo mofo?
Rinite Alérgica
Como o mofo se prolifera em ambientes fechados, muitas crianças ficam expostas a estes alérgenos desde o nascimento. Estimativas apontam que este problema seja a causa de 40% dos casos de rinite alérgica em crianças.
Os principais sintomas da rinite alérgica são coriza, sensação de coceira no nariz e nos olhos, espirros, dores de cabeça, congestão nasal e tosse. Algumas pessoas acabam desenvolvendo problemas nas adenóides ou infecções respiratórias recorrentes, como sinusite e otites.
Asma Alérgica
A asma causada por alergia a mofo se instala no organismo após a pessoa inalar um alérgeno. A pessoa começa apresentar sintomas semelhantes à asma comum, como tosse, chieira e falta de ar. Essas manifestações podem se instalar rápida ou lentamente.
Micose Broncopulmonar Alérgica
A micose broncopulmonar alérgica é uma das formas de alergia ao mofo. Os seus sintomas são parecidos com uma pneumonia, com tosse e expectoração, falta de ar, chieira, febre baixa e dores no corpo.
Sinusite Fúngica
As pessoas que moram em áreas de clima mais quente e úmido estão sujeitas a outra forma de alergia causada pelo mofo, a sinusite. Dentre os sintomas apresentados por esse tipo de alergia estão: dor na face ou na cabeça, sensação de congestão nasal, redução da capacidade olfatória, coriza purulenta, tosse, queimação na garganta, hálito ruim e falta de ânimo.
Cabe ressaltar que na presença de qualquer um desses sintomas citados, a pessoa deve procurar imediatamente um médico para diagnosticar e tratar a doença adequadamente.
Vamos entender mais um pouco sobre a alergia a mofo?
Quais são os sintomas da alergia a mofo?
Os sintomas de alergia a mofo podem variar de leves a graves e diferem de pessoa para pessoa. As reações podem ocorrer imediatamente logo após a exposição, se manifestando em locais específicos, como:
- Nasais (coceira, espirros, fungadeira, obstrução e coriza);
- Oculares (vermelhidão, lacrimejamento e coceira), que muitas vezes é confundida com conjuntivite;
Pulmonares (tosse, chieira e falta de ar, gerando um quadro de asma).
Como acabar a alergia a mofo?
Só quem sofre com os sintomas da alergia a mofo sabe o quão ruim é conviver com esse problema, tendo que ter cuidado ao entrar em ambientes fechados. Para controlar os sintomas da alergia a mofo, você pode tomar algumas medidas preventivas, como:
- Evite o excesso de plantas dentro de casa;
- Elimine as infiltrações da casa para diminuir a proliferação de mofo;
- Utilize desumidificadores para reduzir a umidade da casa;
- Mantenha a casa sempre limpa, arejada e ventilada;
- Realize limpezas mais frequentes nos aparelhos de ar-condicionado e ventiladores;
- Remova o mofo presente nas superfícies da casa;
- Lave bem as toalhas de banho para remover o mofo;
- Não utilize roupas que estejam guardadas há muito tempo.
Como a alergia a mofo pode prejudicar a gravidez?
Muitas mulheres em período gestacional podem desenvolver doenças respiratórias durante a gravidez. Isso porque o organismo da mulher está passando por modificações hormonais constantes, o que permite o desenvolvimento de sintomas antes inexistentes.
É nesse período que a mulher tem uma baixa na imunidade, deixando o organismo aberto a patologias infecciosas. A asma é uma das principais doenças respiratórias que acometem as grávidas, ocasionando aumento da pressão arterial. Entretanto, o risco é mais agressivo para o bebê, podendo ocasionar falta de ar, sob peso e prematuridade, ou, em casos mais graves, aborto.
Conta aí pra gente, na sua casa tem mofo? Você ou alguém que você conhece tem alguma alergia a mofo?
É muito importante que você preste bastante atenção a todos os detalhes explanados aqui sobre as doenças ocasionadas pelo mofo.
Muitas pessoas não dão a atenção devida a proliferação desse microrganismo e acaba ficando suscetível a doenças alérgicas. Como foi apresentado, pequenas atitudes diariamente podem manter sua casa livre deste alérgeno e você livre de doenças alérgicas.
Por fim, na presença de qualquer sintoma apresentado aqui, procure um médico para que ele possa avaliar o seu caso em específico e possa indicar o melhor tratamento.