A função do coração é bombear o sangue para todo o corpo. É ele quem dita o ritmo desse processo, mas quando se altera, é refletido por todo o corpo. Essas alterações têm a ver com o impacto da vida moderna e da velocidade que ela impõe.
As doenças do coração, que comprometem seu funcionamento, estão quase sempre ligadas ao excesso de velocidade que este novo estilo de vida moderno requer e que o coração não suporta e acaba ocasionando a morte da pessoa.
Assim, quando cuidamos do coração cuidamos ao mesmo tempo de todos os outros 10 órgãos que se nutrem e se fortalecem dele. São muitas as doenças que acometem o funcionamento do coração. Contudo, este artigo tratará especificamente da angina, uma doença do coração bem popular, apresentando o que é angina, causas, sintomas da angina e tratamento.
O que é Angina?
Angina, também conhecida como angina pectoris ou apenas angina de peito, é um sinal de alerta indicando que o seu coração está sob forte estresse. Isso é caracterizado por uma dor no peito temporária ou muitas vezes apenas uma sensação de pressão que ocorre quando o músculo cardíaco não está recebendo oxigênio suficiente.
Tipos de Angina
Existem três tipos de angina, a saber:
Angina Estável - ocorre quando se exercita, quando está estressado ou após uma refeição pesada. É previsível a sua ocorrência e os sintomas duram em média 5 minutos e são aliviados com repouso.
Angina Instável - como o próprio nome sugere, ela não segue um protocolo e pode ocorrer até quando se está em repouso. A previsibilidade para esse tipo é nula e os sintomas duram em média 30 minutos.
Angina Silenciosa (ou isquemia silenciosa) - ocorre quando o coração não consegue receber sangue e oxigênio suficientes, mas sem que a pessoa sinta sintoma algum como ocorre nos dois tipos anteriores. Esse tipo de angina ocorre quando se pratica exercícios sem se alongar e aquecer os músculos primeiramente e quando se tem diabetes.
Causas
A angina ocorre quando parte de uma das artérias coronárias está obstruída/bloqueada, ocasionada pela aterosclerose, formação de uma placa (substância cerosa - gordura, colesterol e cálcio) acumulada ao longo do tempo.
A aterosclerose pode ser provocada por vários fatores:
-
Idade superior a 65 anos;
-
Pressão alta;
-
Diabetes;
-
Tabagismo;
-
Obesidade;
-
Sedentarismo;
-
Histórico familiar;
-
Altas taxas de colesterol no sangue.
Sinais e Sintomas
É bem complexo porque varia de organismo para organismo os sintomas da angina. Em geral, o mais relatado é a dor no peito ou desconforto breve, com duração de 5 a 15 minutos. Entretanto ainda é possível estes sintomas:
-
Sensação de peso, queimação, pressão ou aperto no peito;
-
Sensação de indigestão;
-
Falta de ar ou sufocação;
-
Formigamento ou dor nos ombros, braços e/ou pulsos;
-
Dor na mandíbula, pescoço, garganta, dentes, gengivas e/ou lóbulos das orelhas.
O acometimento da angina é quando o coração é submetido a trabalhar mais intensamente, como esforço físico, situações estressantes e frio intenso.
Diagnóstico
No momento da crise, o diagnóstico de angina é feito pelo cardiologista através da avaliação dos sintomas apresentados e/ou relatados pela pessoa. Além disso, o médico cardiologista para uma avaliação mais detalhada pode solicitar alguns exames que o ajudarão a ter um resultado mais apurado do problema. São estes os tipos de exames que podem ser solicitados:
-
Eletrocardiograma
-
Teste de esforço
-
Ecocardiograma
-
Angiografia coronária
-
Monitorização contínua de ECG
-
Exame de imagem do coração
Tratamento
O tratamento para a angina consiste em:
-
Alteração no estilo de vida
-
Terapia de revascularização
-
Terapia medicamentosa (nitratos, betabloqueadores e antagonistas do cálcio, antiplaquetários)
-
Ponte de safena
-
Angioplastia
As doenças do coração impedem que o indivíduo tenha uma vida normal, mas é possível conviver com os sintomas da angina e controlá-los. Siga as recomendações do seu cardiologista e busque manter uma alimentação saudável.
Ao sentir os sintomas da angina, procure por um cardiologista. O pronto atendimento do Imigrantes Hospital e Maternidade atende 24 horas por dia e conta com uma equipe de profissionais altamente capacitados prontos para te atender.