Só no Brasil o mal de Alzheimer é uma das doenças que mais afeta a população dos idosos, principalmente a partir dos 60/70 anos. Estima-se que mais de 4% dos integrantes da melhor idade. possuem esta doença dentre os mais diversos estágios. Existem pesquisas a décadas e ainda não se conhece uma cura, porém há diversas técnicas e métodos de como prevenir o Alzheimer que podem ser utilizados, tanto no início da meia idade como após os 70 anos
Sintomas do Alzheimer
Os exames de diagnóstico do Alzheimer ainda não atingiram sua total eficácia sem serem invasivos, ou seja, atualmente se utilizam de questionários, ressonância magnética e da análise do líquido da medula óssea.
Abaixo, seguem alguns dos sintomas:
-
Repetição de perguntas.
-
Dificuldade com raciocínios complicados.
-
Perda de memória para acontecimentos recentes.
-
Perda da noção de tempo e desorientação.
-
Problemas de linguagem
-
Trocar o lugar das coisas
Como prevenir o Alzheimer?
É de suma importância ir a uma clínica médica em caso de suspeita, por conta disso, algumas atividades são indicadas para manter o cérebro ativo e diminuir os riscos de perder a memória de longo prazo. Mas como prevenir o Alzheimer? A seguir vamos citar alguns principais sintomas e ações que devem ser tomadas.
Ações que previnem o Alzheimer
Qualidade do sono
Um boa noite de sono em repouso completo e descansando o cérebro é de suma importância para retardar o desenvolvimento da doença. Atente-se à qualidade do colchão e travesseiros, além disso, procure não interromper o sono noturno.
Lógica e leitura
Realizar atividades diárias que utilizam da lógica e raciocínio, são essenciais para manter o cérebro jovem. Mesmo para quem inicia essas práticas após os 70 anos demonstra uma queda nos riscos de desenvolver o Alzheimer.
Algumas das atividades que podem ser feitas:
-
Jogo de baralho.
-
Palavras cruzadas.
-
Atividades em grupo.
-
Estudar, ler, manter a mente sempre ativa.
Atividades físicas
O exercício físico é uma das ações que faz com que o cérebro produza e libere neurotrofinas. Essas substâncias são comprovadas cientificamente como importantes para o desenvolvimento da memória no dia a dia.
Eventos sociais
Visitar amigos, a família, viajar ou até mesmo realizar algum curso são muito importantes, pois mantém a memória e as conexões mentais frescas. A redução do risco de desenvolvimento do Alzheimer através da realização de atividades do gênero é estimada em aproximadamente 20%.
Alimentação
Antioxidantes e o famoso ômega-3 são partes essenciais de uma dieta de prevenção da doença.
-
Os Antioxidantes estão presentes em vegetais e frutas, combatendo os radicais livres.
-
O ômega-3 provê EPA e DHA, onde são ácidos graxos necessários no corpo humano. Esses ácidos reduzem o risco e ainda retarda sintomas de quem já foi diagnosticado.
Agora você já sabe como prevenir o Alzheimer. Procure já o Imigrantes Hospital e Maternidade caso apresentar algum dos sintomas do mal de Alzheimer.
Entre em contato para qualquer especialidade que você esteja necessitando e não se esqueça, aqui priorizamos a vida, desde a dedicação dos profissionais que lhe recepcionam, até as especialidades oferecidas.