A higiene pessoal é fundamental na manutenção de nossa saúde, evitando o surgimento de doenças causadas por vermes, vírus, fungos e bactérias. Uma atitude de higiene é a limpeza do ouvido. Por ser um canal úmido, acumula muita sujeira. Mas você sabe como limpar o ouvido? Se sua resposta for sim, aconselho você a continuar com a leitura porque você deve estar cometendo o erro mais comum e, se sua resposta for não, você está lendo o artigo certo. Até porque todo dia é dia para aprender algo novo. Boa leitura!
Como limpar o ouvido?
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a estrutura do ouvido apresenta um mecanismo automático de limpeza, ou seja, o próprio sistema se encarrega da limpeza naturalmente.
Quando limpamos o ouvido, tiramos um material chamado cera que tem papel fundamental na saúde auditiva, ela evita que partículas exteriores acessem o canal auditivo. A cera antiga é expulsa do nosso organismo através de processos naturais como fala e mastigação que movimentam estruturas próximas ao ouvido.
Por muitas vezes, o processo natural de eliminação da cera do ouvido não acontece, ocorrendo o excesso desse material no canal do ouvido. Nesse caso, recomenda-se a utilização de uma toalha.
Como fazer?
Logo após o banho, pegue uma toalha e faça a limpeza. O mais indicado é que você só limpe até onde o dedo consiga alcançar, evitando que a sujeira do ouvido seja empurrada na direção do tímpano.
Outra forma é utilizar um pano umidificado e massagear em círculos toda orelha, sem inseri-lo no interior do canal auditivo.
Além dessas alternativas, você pode procurar por um especialista, nesse caso, um otorrinolaringologista. Ele tratará de casos específicos em que a produção de cera seja excessiva ou quando apresenta doenças do ouvido, causadas por infecções.
Um especialista orientará a utilização de medicamentos específicos para auxiliar a remoção da secreção excessiva do ouvido. Um processo seguro, podendo ser aplicado em casa desde que prescritos pelo especialista.
Além disso, em casos em que o excesso de cera não é expelido após o uso de medicamentos específicos, o otorrinolaringologista pode solicitar uma lavagem auricular. O especialista deve ser procurado para que a limpeza do ouvido siga todas as recomendações. Além disso, ele possui todas as ferramentas e substâncias específicas para a necessidade. Recomenda-se que a consulta com o otorrino seja feita entre uma a duas vezes por ano.
O que não fazer?
- Introduzir hastes flexíveis (cotonete) e objetos dentro do ouvido.
A população geral comete esse erro, por isso ele é tão comum e figura em 1º lugar. De fato, nossos ouvidos devem ser higienizados e os cotonetes facilitam esse processo, mas o correto é limpar apenas a parte externa do ouvido. E perpetuar esta prática, acarretará em danos futuros, pois a cera é empurrada para o fundo do ouvido.
O acúmulo de cera no fundo do canal auricular causa, o que chamamos de cerume impactado, ou rolha de cera. O problema é que essa “rolha” afeta a audição dando a sensação de ouvido tampado.
A inserção de objetos dentro do ouvido pode causar ferimentos no canal auricular ou até mesmo no tímpano, gerando doenças do ouvido ou até a perda parcial da audição.
- Introdução de substâncias líquidas no ouvido
Outro erro comum é a introdução de óleo vegetal aquecido, óleo para pele de bebê, álcool e água oxigenada, os famosos tratamentos caseiros para dor ou sensação de entupimento nos ouvidos. Porém, o que ninguém sabe é que essa ação, sem a devida orientação médica, é muito perigoso.
De fato, foi comprovada a eficácia de algumas dessas substâncias para o alívio de dores e auxílio no desentupimento do ouvido. O problema é que essa conduta, sem o devido acompanhamento, pode agravar o que antes era um problema simples. Como nenhuma dessas substâncias é própria para os ouvidos, pode ocorrer o aumento das chances de doenças do ouvido e até danos diretos à audição.
- Limpeza exagerada dos ouvidos
Por fim, a higienização excessiva dos ouvidos pode ser prejudicial à saúde auditiva. Como já explicado anteriormente, nossos ouvidos são autolimpantes e precisam de intervenção apenas em casos específicos.
A secagem dos ouvidos após o banho é muito importante, e deve ser feita com a toalha apenas na parte exterior da orelha, onde o dedo alcança.
E aí, você tem limpado o seu ouvido corretamente? A higienização do corpo é fundamental para a manutenção da saúde, mas quando é feita de forma errada ou em exagero pode colocá-la em risco.
Nós do Imigrantes Hospital e Maternidade nos preocupamos com a saúde da população. Por isso, temos um corpo médico altamente capacitado e preparado para melhor atendê-lo. Agende hoje a sua consulta com um de nossos especialistas em otorrinolaringologia e veja como está a sua saúde auditiva.
Confira mais dicas de saúde em nosso blog e precisando de ajuda médica, contate-nos! Até a próxima.