Os benefícios são dos mais diversos, incluindo o controle de peso, reduzir risco de doenças cardiovasculares, controle de pressão arterial, fortalecimento ósseo, redução de dores e ansiedade, melhoria na qualidade e quantidade de sono, aumento da imunidade e até mesmo melhora e aumento do convívio social.
Caso você esteja começando a prática, é importante consultar profissionais de diversas especialidades como cardiologia, pneumologia, entre diversos outros para verificar os limites devem ser impostos à sua carga diária. A seguir, os melhores exercícios físicos para idosos.
Melhores exercícios físicos para idosos
Caminhada
Normalmente a favorita dos idosos, é indicado praticar por, no máximo 150 minutos por semana (sendo três sessões de 50 minutos ou cinco sessões de 30 minutos, a depender da indicação de um profissional). Este exercício fortalece os músculos, articulações e melhora o sistema circulatório, a respiração e a qualidade do sono, além claro, de ampliar e melhorar o círculo e vínculo social.
Bicicleta
Este esporte é indicado a todos, porém o mais comum entre quem possui problemas nos joelhos, pois não provoca impacto direto. Indica-se 30 minutos diários, de duas a três vezes por semana. Fortalece articulações, músculos das pernas e abdômen, além de aliviar a pressão arterial e a artrite.
Musculação
Indicado de duas a três sessões por semana, sempre acompanhado de um profissional capacitado. Além de fortalecer os músculos, melhora a circulação sanguínea e aumenta a densidade óssea.
Treino Funcional
Possui as mesmas indicações que a musculação. A principal diferença entre as duas é que a segunda utiliza apenas o corpo para realizar os treinamentos. Da mesma maneira que a anterior, acompanhamento de um profissional totalmente capacitado é imprescindível.
Natação
Deve ser praticada por aproximadamente 150 minutos semanais, podendo ser em duas ou três sessões. Alonga os músculos, melhoram o condicionamento cardiorrespiratório e a coordenação motora e controlam a pressão arterial.
Hidroginástica
É indicada da mesma maneira que a natação, podendo se somar a mesma, desde que respeitados os limites semanais. Por ser dentro da água, relaxa as articulações e não possui o mesmo impacto que os exercícios praticados fora dela, além disso, também ajudam no condicionamento físico.
Pilates
A prática do pilates na terceira idade deve ser feita de duas a três vezes na semana em aulas de 30 minutos. Trabalha a flexibilidade, equilíbrio e a tranquilidade mental, além claro, de reduzir dores do dia a dia e melhoram a musculatura.
Yoga
O número de aulas ou minutos semanais é variável, sendo muito importante consultar um especialista antes do início da prática. O exercício traz benefícios como fortalecimentos dos ossos, melhora no equilíbrio, diminui ansiedade e estresse, melhora coordenação motora e fortalece os pulmões.
Alongamentos
É importante alongar-se todos os dias, sendo para fazer exercícios ou não. Alguns minutos diários já lhe beneficiarão com maior flexibilidade e amplitude de movimentos, diminuem a rigidez das articulações e evita lesões.
Dança
Duas a três aulas por semana, de até 30 minutos, porém com no máximo 15 minutos de atividade contínua. Os benefícios incluem flexibilidade, equilíbrio, aeróbico e estado emocional.
Agora que você já sabe os melhores exercícios físicos para idosos e seus benefícios, que tal levantar da cadeira e deixar o sedentarismo de lado? Nunca é tarde para começar. Venha para o Imigrantes Hospital e Maternidade para fazer todos os check-ups e exames necessários antes de começar. Entre em contato para conversar com nossa equipe multiprofissional.