Você sabe diferenciar os sintomas entre gravidez e TPM? Esses dois momentos pelos quais o corpo feminino passa têm sintomas muito parecidos, principalmente no começo de uma gestação. Isso pode fazer com que a mulher tenha dificuldade de identificar a verdadeira causa dos sintomas, principalmente para aquelas que nunca ficaram grávidas.
Por isso, separamos neste texto as principais diferenças entre os sintomas para que você saiba se o que você está sentindo é gravidez ou TPM. Boa leitura!
Quais são os principais sintomas da gravidez?
Com a gravidez, o corpo da mulher começa a mudar logo após a fecundação. Isso ocorre devido aos hormônios e ao trabalho feito pelo organismo para receber e gerar essa nova vida. Os principais sintomas da gravidez são:
- Sangramento;
- Enjoos;
- Sensibilidade nas mamas;
- Cólicas;
- Sonolência:
- Variações de humor:
Vale ressaltar que o sangramento ocorre com a implantação do embrião, sendo leve, com duração de até dois dias e tonalidade rosada. Já a sensibilidade nas mamas acompanha o escurecimento das auréolas.
Quais são os principais sintomas da TPM?
No período que antecede a menstruação, chamado de TPM, o corpo da mulher também passa por mudanças físicas e psicológicas, isso ocorre porque o corpo se prepara para receber um possível embrião, e os hormônios trabalham para provocar essas mudanças, levando às alterações. Os principais sintomas são:
Alteração de apetite;
- Cansaço;
- Cólicas;
- Constipação;
- Diarréia;
- Dor de cabeça;
- Dor lombar;
- Inchaço abdominal;
- Sensibilidade das mamas;
- Sonolência;
- Variações de humor.
Esses sintomas são comuns em quase todas as mulheres e, geralmente, se manifestam de maneira leve. No entanto, quando eles interferem na qualidade de vida da mulher é preciso buscar ajuda médica para realizar tratamento e aliviar os sintomas.Esses sintomas são comuns em quase todas as mulheres e, geralmente, se manifestam de maneira leve. No entanto, quando eles interferem na qualidade de vida da mulher é preciso buscar ajuda médica para realizar tratamento e aliviar os sintomas.
Gravidez ou TPM?
Como podemos observar, alguns sintomas podem confundir a mulher para saber se é gravidez ou TPM. Por isso é importante conhecer o próprio corpo e suas reações regulares, principalmente no período que antecede a menstruação.
Desse modo, pode ser mais fácil identificar se ocorrem mudanças significativas que podem indicar o início de uma gestação. Mas, também existem algumas peculiaridades que podem diferenciar esses quadros:
- Cansaço ou fadiga — o cansaço provocado pela TPM acaba com o início do ciclo menstrual, com duração de poucos dias. Assim, caso ele persista é importante se atentar para a possibilidade de gravidez;
- Mudanças de apetite — é comum que mulheres grávidas tenham desejo de comer algo diferente e ainda que sintam enjoos e náuseas com frequência. Já na TPM, essa mudança de apetite se relaciona com o desejo por doces e chocolates;
- Cólicas — a cólica é comum nas duas situações, se tornando um sintoma comum para gravidez ou TPM. No entanto, quando ocorre durante a TPM, a intensidade delas podem ser maiores;
- Sensibilidade nas mamas — com a gravidez, a sensibilidade nos seios aumento, já com a TPM ela reduz com a proximidade da menstruação;
- Variação de humor — comum nas duas situações, a variação de humor na TPM remete a irritabilidade, enquanto na gravidez é comum a maior sensibilidade da mulher ao choro;
- Sonolência — Durante a TPM a mulher pode sentir maior necessidade de dormir, mas por um curto período de tempo. Já com a gravidez, a sonolência pode durar todo o primeiro trimestre e até mesmo se estender por mais tempo.
Apesar de muita informação, pode ser difícil distinguir se é gravidez ou TPM, por isso é importante que, em caso de dúvidas, você procure um médico especialista ou faça um teste de gravidez.
Encontre um local com diversas especialidades e conte com o Imigrantes Hospital e Maternidade para te ajudar a encontrar um diagnóstico preciso.