“Minutos podem salvar vidas!”
O lema acima foi utilizado na campanha de conscientização e combate ao AVC, promovida no dia 29 de outubro de 2021, Dia Mundial de Combate ao AVC. É uma forma de reforçar a importância do rápido atendimento diante dos primeiros sintomas da doença.
Acidente Vascular Cerebral (AVC), popularmente conhecido como derrame, é uma súbita alteração do fluxo sanguíneo cerebral devido a um coágulo que bloqueia o fluxo sanguíneo (AVC Isquêmico) ou o rompimento da artéria que derrama sangue para dentro do cérebro (AVC hemorrágico).
Você sabia que o derrame é a segunda causa de mortes mundial, atrás apenas do infarto, sendo a principal causa de incapacidade dos adultos e que a cada 6 segundos uma pessoa morre em decorrência do AVC no mundo? São dados alarmantes divulgados pela Associação Nacional do AVC (National Stroke Association).
Acompanhe o conteúdo que o Imigrantes Hospital e Maternidade preparou e aprenda a identificar os primeiros sintomas de AVC e ajude a salvar uma vida.
Sintomas de AVC - Como identificá-los?
“Uma moça estava levando os pais a uma igreja em Curitiba. No trajeto, percebeu que o pai ficou quieto, coisa que raramente acontecia. Chamou-o por três vezes e não obteve resposta. Ao olhar para o rosto dele, percebeu que a boca estava torta. Imediatamente, ela procurou o hospital mais próximo do lugar, por sorte, o hospital ficava na rua ao lado. Quando chegou ao hospital, recebeu a notícia que o pai tinha tido um AVC isquêmico e que se tivesse demorado mais algumas horas, poderia ser fatal para o pai.”
Mesmo sem saber o que havia acontecido com o pai, a moça foi rápida em buscar auxílio. O primeiro sintoma de AVC estava ali, a boca torta já é um alerta de derrame. Outros sintomas de AVC são:
- fraqueza ou formigamento na face, no braço ou na perna, especialmente em um lado do corpo;
- confusão mental;
- alteração da fala ou compreensão;
- alteração na visão (em um ou ambos os olhos);
- alteração do equilíbrio, coordenação, tontura ou alteração no andar;
- dor de cabeça súbita, intensa, sem causa aparente.
A Associação Nacional do AVC (National Stroke Association) criou um mnemônico para facilitar a percepção dos primeiros sintomas de AVC, veja.
Sorriso - peça para a pessoa sorrir. A boca está torta?
Abraço - peça para a pessoa elevar os braços. Um lado está fraco?
Música - cante e peça para a pessoa acompanhar. Ela consegue? A fala está arrastada?
Urgente - busque imediatamente por atendimento médico.
Quanto mais rápido você identificar os sintomas do AVC e prestar socorro para alguém, mais rápido será a intervenção médica para reverter o quadro clínico da vítima.
Como evitar um AVC?
Segundo a Associação Nacional do AVC (National Stroke Association), 90% dos casos de derrame cerebral são ocasionados por fatores de risco que, quando prevenidos, podem evitar um AVC. Vamos conhecer algumas formas de prevenção do AVC?
- Controle a pressão alta;
- Faça atividade física moderada 5x por semana;
- Tenha uma dieta saudável e equilibrada;
- Reduza o colesterol;
- Mantenha um peso adequado;
- Pare de fumar e evite exposição à fumaça de cigarros;
- Reduza a ingestão de bebida alcoólica;
- Identifique e trate a fibrilação atrial (um tipo de arritmia cardíaca);
- Controle a diabetes.
Se na sua família já teve uma pessoa acometida por um AVC, recomendamos que procure um neurologista para que ele identifique o risco de você vir a ter um derrame. Assim, ele te indicará as melhores formas de prevenção.
É de extrema importância o reconhecimento precoce dos sintomas de AVC e da busca por um pronto-atendimento, para que a equipe médica possa agir rapidamente para reverter o quadro do paciente acometido da doença. Essa atitude pode salvar vidas. Não deixe de ir ao seu médico e, quando estiver diante dos sintomas de um derrame, busque imediatamente ajuda médica e ajude a salvar vidas!
Até a próxima.