Muitas vezes, a suspeita e confirmação de uma gravidez chega após um mês que a mulher está grávida. Sendo o principal indício o atraso do ciclo menstrual. Mas, quais são os primeiros sinais de gravidez? Quais as primeiras mudanças que podemos perceber? Veja alguns dos principais sintomas para ficar atenta ao corpo.
Quais são os primeiros sinais de gravidez?
Nos primeiros 7 dias, os sintomas são sutis, sendo observados apenas por mulheres que estejam muito atentas ao próprio corpo. Por isso, raramente são usados para definir a gravidez. Nesse período a mulher pode apresentar um corrimento vaginal cor de rosa e mais espesso, além de cólica e inchaço abdominal.
Esses sintomas ocorrem devido a fecundação do óvulo, que começa a provocar mudanças no corpo feminino. Por isso, mulheres que conhecem bem o próprio corpo e ciclos podem descobrir a gravidez logo no início, observando essas mudanças sutis.
Os sintomas de gravidez nas primeiras duas semanas são os mais típicos e conhecidos popularmente. Nesse período a mulher apresenta sono excessivo, cansaço frequente, mamas sensíveis acompanhadas do escurecimento da aréola, atraso ou não ocorrência de menstruação, dor nas costas, enjoos e variação de humor.
E, no primeiro mês, os sinais de gravidez ficam mais evidentes e com sintomas mais claros. Entre eles pode-se destacar: enjoo matinal, vômito, desejos fora do comum, tontura, dor de cabeça, aumento da necessidade de urinar e pele oleosa com surgimento de espinhas.
Esses são, portanto, os primeiros sinais de gravidez que o corpo feminino apresenta. Vale ressaltar que nem todas as mulheres sentem enjoos, desejos ou ficam com a pele oleosa. Por isso, é importante conferir o ciclo menstrual e realizar exames em caso de atraso.
Estou com os sintomas, e agora?
Com o surgimento dos primeiros sinais de gravidez dois sentimentos podem ser libertados pela mulher: a felicidade, para aquelas que querem realizar o sonho de ser mãe, ou o medo, para aquelas que não esperavam por isso naquele momento. Mas, independente da reação de cada uma, é importante ter certeza da gravidez.
Afinal, embora atualmente seja raro, existe a gravidez psicológica, condição que apresenta todos os sintomas de uma gravidez, mas que não existe um feto fecundado. Por isso, é importante realizar exames para verificar se realmente os sintomas representam a geração de um bebê.
Mulheres que sofrem com a gravidez psicológica apresentam todos os sinais de gravidez, passando por todas as fases do sintoma e até mesmo ocorrendo atraso na menstruação. Por isso, o mais confiável é fazer o teste de farmácia e exame de sangue.
Ambos os testes são confiáveis e podem ser feitos a qualquer momento. É indicado, no entanto, esperar o terceiro dia de atraso menstrual para realizá-los. Uma vez que são os níveis hormonais do HCG que confirmaram ou não a gravidez, e eles estão mais altos a partir desse período.
Estou grávida, o que fazer?
Com o surgimento dos sinais de gravidez e a confirmação pelos exames, é chegada a hora de cuidar do seu corpo e do feto que está sendo formado. O acompanhamento médico é primordial para manter a saúde da mãe e do bebê em dia.
A realização do pré-natal é um direito de toda gestante, podendo ser feito através de hospitais públicos e privados. O Imigrantes Hospital e Maternidade oferece todo o acompanhamento necessário para a mãe e o bebê vivenciarem os nove meses de gestação de maneira tranquila e segura.
Além disso, ele conta com uma equipe capacitada e pronta para atender as mães a qualquer momento, desde a hora da descoberta até o nascimento. Quando os primeiros sintomas surgirem, fique atenta ao seu corpo e faça o exame, cuide de você e do bebê desde o começo.