Se você chegou a este post, está se perguntando o que são doenças cardiovasculares, não é mesmo? A doença cardiovascular é uma doença que afeta o coração e os vasos sanguíneos em várias pessoas pelo mundo, incluindo problemas estruturais, AVC, arritmia e coágulos. Muitas pessoas não dão atenção necessária para o check-ups e exames periódicos, por isso, mesmo sem sentir sintomas, é importante consultar seu médico especialista. É importante salientar que as doenças cardiovasculares não escolhem gênero ou idade, e que ainda existem fatores de risco que aumentam a chance de problemas cardiovasculares.
Fatores comuns que causam problemas no coração:
- Histórico de problemas cardiovasculares na família;
- Tabagismo;
- Alcoolismo;
- Maus hábitos alimentares
- Diabetes
- Consumo excessivo de sal;
- Pressão arterial elevada;
- Colesterol alto;
- Excesso de peso.
A realização de exercícios físicos frequentes, deixar de fumar e alimentar-se bem são hábitos que devem ser tomados para evitar que essas doenças se manifestem, mesmo em pacientes jovens, e não somente após chegar em uma idade próxima ao do grupo com maior risco. Os tratamentos são diversos e devem ser sempre indicados por algum médico especialista em cardiologia, bem como exames diagnósticos e medicamentos. A seguir vamos entender um pouco melhor sobre os tipos mais comuns de doenças cardiovasculares.
Quais são e o que são as doenças cardiovasculares mais comuns
-
Hipertensão
É uma doença crônica que arrefece quando a pressão arterial é constantemente alta, levando a lesões arteriais e complicações. Para tratar esta doença é necessário deixar o sedentarismo, cortar o uso de cigarros e alimentar-se melhor. Muitas vezes é necessário utilizar remédio, frequentemente para o resto da vida.
-
Infarto agudo do miocárdio
É causado pela ausência ou diminuição do fluxo sanguíneo no coração, privando-o de oxigênio e nutrientes, podendo causar lesões dependendo do tempo de duração do infarto. O principal sintoma é uma dor súbita no osso localizado no meio do peito, e muitas vezes, irradiado para outras partes do corpo, desde a mandíbula, boca do estômago e até mesmo a coluna.
-
Angina do peito
É o estreitamento das artérias coronárias causada por excesso de esforço ou estresse fazendo com que as artérias coronárias não consigam suprir à quantidade necessária de sangue oxigenado para o coração, o que causa a famosa dor ou aperto no peito. Muitas vezes repousar é suficiente para que passe, porém é necessário consultar um médico especializado.
-
Doenças nas válvulas cardíacas
Quando ao menos uma das quatro válvulas que permitem o fluxo de sangue possui alguma anomalia. Seus sintomas são arritmias, tonturas, falta de ar, e cansaço, sendo em muitas vezes necessária uma intervenção cirúrgica.
-
Doenças cardíacas congênitas
São anormalidades presentes quando o feto está em desenvolvimento no útero, sendo afetado a formação, função ou estrutura cardíaca, acontecendo durante a gestação de um bebê. Este problema muitas vezes só é diagnosticado anos depois. Algumas não necessitam tratamnto, outras necessitam de procedimentos e há ainda as que desaparecem com o passar dos anos;
-
Endocardite
Uma infecção das válvulas que ocorre após bactérias de outras partes do corpo atingirem a corrente sanguínea, porém dificilmente acomete pessoas com o coração saudável. Os sintomas incluem febre, falta de ar, dor nos músculos e dor nas articulações. O tratamento acontece com antibióticos ou até mesmo cirurgia.
-
Arritmias cardíacas
É comumente conhecida alteração de ritmo dos batimentos cardíacos, ou seja, não há uma frequência exata dos batimentos do coração. Pode causar desmaios, falta de ar, queda da pressão e palpitações. É tratada diagnosticando e tratando a enfermidade inicial, pois esta doença é causada por algum outro distúrbio que será identificado pelo médico.
-
Miocardite
Inflamação no músculo do coração, o que acaba causando arritmias e insuficiência cardíaca. Dificuldade para respirar, inchaço nas pernas e edemas são os sintomas mais comuns. O tratamento é medicamentoso e geralmente o paciente precisa de internação hospitalar;
-
Tumores no coração
O câncer no coração pode chegar pela corrente sanguínea ou pela metástase de algum outro tipo de doença, como o câncer de pulmão. Os sintomas são similares aos de outras doenças cardiovasculares, com a falta de ar, febre e arritmias. Por isso, é necessário consultar um cardiologista imediatamente quando se tem alguma suspeita.
Doenças cardiovasculares são graves e devem ser tratadas imediatamente. Caso tiver alguma dúvida não pense duas vezes, entre em contato com o Imigrantes Hospital e Maternidade, estamos a disposição para pronto atendimento.