O que é o Hormônio HCG?
O Gonadotrofina Coriônica Humana, conhecido como HCG, é o hormônio que o corpo da mulher produz durante a gravidez. Por causa dele, é possível perceber a gestação logo nas primeiras semanas, pois ele é responsável por todos os sintomas iniciais, como sensibilidade nos seios, náuseas e fadiga. Além disso, é através dele que os exames de urina e sangue detectam a gravidez.
Inicialmente, esse hormônio é produzido pelo embrião, mas apenas até a formação da placenta no útero da mulher, que será responsável por sua produção no decorrer da gravidez.
Responsável pela manutenção da gestação, o HCG tem como principal função produzir a progesterona, outro hormônio importante, pois prepara o organismo para o desenvolvimento do bebê.
Como ele afeta o corpo da gestante?
Durante a gravidez, a reserva de gordura é fundamental ao corpo da mulher, pois dessa forma, o organismo poderá fornecer os nutrientes necessários à placenta que irá transferir a energia ao feto. Sendo assim, o hormônio HCG também tem como finalidade sinalizar a falta de gordura ao hipotálamo, região do cérebro responsável pelo metabolismo.
Esse hormônio também tem como função manter o corpo lúteo no primeiro trimestre, através da produção de estrogênio e progesterona, que irão revestir o útero, a fim de impedir que a mulher menstrue e ovule durante a gestação.
Quais são os sintomas do HCG?
É comum as mulheres desconfiarem que estão grávidas, antes mesmo de realizar o teste de sangue e urina. Isso acontece porque o HCG provoca algumas reações no corpo, os conhecidos sintomas de gravidez. Confira alguns deles:
-
Náusea e Vômito
Os sinais mais conhecidos são as náuseas e/ou vômito, que acontecem nas primeiras semanas. Esses sintomas são causados devido ao aumento dos níveis de HCG, que indicam o início da gestação.
Por ocorrerem com maior frequência pela manhã, são referidos como “enjoo matinal”, porém podem acontecer a qualquer horário. A recomendação para aliviá-los é fazer refeições menores e mais frequentes durante o dia. Caso ocorra regularmente pela manhã, a gestante deve levantar-se com calma, sentar-se na cama primeiro, comer um alimento rico em carboidrato, e só então, tentar sair da cama. Também é indispensável estar atenta à alimentação, buscando alimentos mais leves e que irão beneficiar a saúde do bebê e da gestante.
-
Mudança nos seios
Logo nas primeiras semanas, a mulher irá notar um inchaço nos seios. Com essa mudança, as veias azuis ficaram mais perceptíveis, as aréolas mais escuras e os mamilos, sensíveis e doloridos. Essas mudanças acontecem pois o corpo está se preparando para nutrir o bebê.
-
Sensação de sono e cansaço
O hormônio HCG durante a gravidez provoca grandes alterações no organismo. No primeiro trimestre, é normal sentir uma sensação enorme de fadiga e cansaço extremo. Após essa fase, no começo do segundo trimestre, a gestante irá notar uma explosão de energia.
-
Desconforto abdominal
O organismo estará se preparando para o desenvolvimento do bebê. Por isso, no período inicial da gestação, o HCG irá auxiliar o processo que levará o útero e os músculos abdominais a se expandirem. Dessa forma, é normal que a grávida sinta algumas cólicas, dores abdominais e até mesmo a sensação de beliscões no colo. Com o tempo, o corpo irá se acostumar com esses sintomas, porém dores nas costas e articulações começarão a aparecer. É importante que, neste período, a grávida já inicie exercícios físicos indicados para a gestação.
Quando o hormônio começa a aumentar?
Os três meses iniciais da gravidez são os mais intensos, pois o corpo não está acostumado com o hormônio HCG. Grande parte das gestantes sente esses temidos e sofridos sintomas, porém ele atua de maneira diferente em cada mulher. Algumas mulheres não chegam nem a perceber estes sinais. A partir do quarto mês, ele passa a agir de forma mais discreta, levando os sintomas a desaparecerem.
Com ou sem esses desconfortos, toda gestante deve realizar acompanhamento com um obstetra de sua confiança que irá indicar as melhores soluções para aliviar os sintomas, além de encaminhar para consultas de outras especialidades médicas que devem ser observadas.
Para mais informações, entre em contato com o Imigrantes Hospital e Maternidade