Novembro é marcado como o mês de conscientização sobre o câncer de próstata, o tipo mais comum entre os homens e que atinge cerca de 65 mil brasileiros por ano. De acordo com dados do Inca (Instituto Nacional de Câncer), a cada 38 minutos um homem morre vítima do câncer de próstata no Brasil.
Preparamos esse artigo para te ajudar a entender mais sobre a doença e a história do Novembro Azul. Boa leitura!
O que é o Câncer de Próstata?
O câncer de próstata é uma doença que acomete principalmente homens acima de 65 anos. Mas é importante que homens de todas as idades fiquem atentos aos sintomas e façam exames regulares, para que seja feito um diagnóstico precoce e com maiores chances de cura.
Não se tem ao certo uma causa definida para o surgimento da doença, que ocorre quando as células da próstata se multiplicam de maneira desordenada. Mas, os principais fatores de risco são histórico familiar com a doença, que possa ter acometido pai, irmãos e tios. Além disso, a obesidade também é um sinal de alerta.
Sintomas
Em sua fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas, o que torna mais difícil o diagnóstico nesse primeiro momento. No entanto, quando a doença está em estágio mais avançado, pode-se perceber alguns sintomas comuns. Cerca de 95% dos casos, os sintomas surgem apenas em estágio bem avançado da doença.
Os principais sintomas provocados pelo câncer de próstata são dores ósseas e no momento de urinar. Além disso, a vontade de urinar surge com frequência, indo além da rotina do homem e, muitas vezes, pode ser encontrada a presença de sangue tanto na urina como no sêmen, servindo como sinal de alerta.
Diagnóstico
Como já dito, o diagnóstico precoce é fundamental para o tratamento eficaz da doença, que é silenciosa em seus estágios iniciais. Por isso, é fundamental que os homens realizem exames periódicos como forma de prevenção. O principal deles é o PSA.
Esse exame mede os níveis de antígeno prostático, a alteração em seu resultado não indica a presença de câncer, mas serve como sinal de alerta para algo errado, como infecções ou inflamações na região. Quando essa alteração é realizada, outros exames são feitos para se ter o diagnóstico correto.
Vale ainda ressaltar que o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura da doença, que tem o tratamento mais eficaz nos primeiros estágios. Além do PSA, o exame de toque retal também é importante para o diagnóstico e, quando os dois são realizados concomitantemente, as chances de eficácia do resultado são maiores.
Por isso, é fundamental o acompanhamento médico especializado, em um ambiente seguro e que ofereça todos os recursos para o paciente, como o Imigrantes Hospital e Maternidade.
Tratamentos
O tratamento para o câncer de próstata deve ser indicado pelo médico, encontrando o melhor caminho para o paciente e o estágio da doença. Nesse sentido, pode ser recomendada a realização de cirurgia, quimioterapia, radioterapia ou outras opções de intervenção que são avaliadas de acordo com o quadro de cada paciente de maneira específica e individual.
O que é o Novembro Azul?
A história do mês azul é marcada pela campanha de um grupo de amigos australianos que queriam conscientizar a população para o cuidado da saúde masculina. O fato ocorreu em 1999 e eles deixaram o bigode crescer para chamar a atenção.
A campanha foi um sucesso e se espalhou pelo mundo, se tornando uma marca para que os homens tenham a consciência de cuidarem da sua saúde e realizarem exames regularmente.
O Imigrantes Hospital e Maternidade apoia essa campanha e ressalta a importância dos cuidados preventivos com a saúde, para garantir uma melhor qualidade de vida e bem-estar para os homens brasileiros.