Qual linha separa os benefícios do café de possíveis efeitos colaterais sobre a nossa saúde? Será verdade que o café faz mal para o coração? Saiba quantas xícaras é possível tomar diariamente sem que isso afete a saúde do seu coração!
O café é uma das matérias-primas com maior importância no comércio nacional e internacional, sendo uma das bebidas mais apreciadas em todo o mundo. Contudo, desde muito cedo, os potenciais efeitos colaterais causados à saúde por esta bebida suscitaram acaloradas discussões no campo científico sobre os benefícios e malefícios do café para o coração.
Mas será que o café faz mal para o coração mesmo? Se essa for também sua dúvida, continue a leitura deste conteúdo e saiba se realmente a bebida mais popular do mundo faz mal para o seu coração.
Café faz mal para o coração?
Não! Quando tomado moderadamente, o café não faz mal para o coração, pelo contrário, os antioxidantes contidos no grão de café atuam na preservação dos vasos sanguíneos, uma vez que impede a ação nociva de radicais livres que prejudicam as paredes das artérias.
Além de ser bom para o coração, os benefícios do café estendem-se para vários outros sistemas do corpo humano, colaborando para a preservação e proteção dos órgãos, bem como a prevenção de certos tipos de doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson.
Contudo, o excesso dessa bebida pode trazer vários problemas à saúde, principalmente aos indivíduos que apresentam alguma predisposição genética para doenças cardiovasculares. Essas pessoas precisam evitar o consumo de café em excesso, pois quando excedem a quantidade de café permitida, apresentam um aumento dos batimentos cardíacos, o que pode levar a um quadro de arritmia cardíaca ou uma morte súbita.
Qual quantidade de café tomar?
É um alívio saber que podemos tomar o cafezinho sagrado todo dia sem peso na consciência, não é mesmo? Todavia, precisamos nos policiar diariamente para não excedermos a quantidade permitida de café. Até porque, como diz o velho ditado “Tudo demais é veneno”.
Para que possamos usufruir de todos os benefícios do café, sem causarmos nenhum risco ao nosso coração, trouxemos a quantidade de café que cada pessoa pode tomar. Veja!
- Adulto saudável com cerca de 70 kg: Até 4 xícaras de café coado;
- Crianças (a partir de 2 anos) e adolescentes: 1 xícara de café coado;
- Gestantes e lactantes: Até 2 xícaras de café coado.
Quando for café expresso, devemos lembrar que esse tipo de café tem o triplo de cafeína que o coado. Assim, é preciso ter muita atenção na hora de optar pelo café expresso. Enquanto 125 ml (meia xícara) de café coado tem 85 mg de cafeína; 30 ml de café expresso tem 60 mg de cafeína.
Cabe lembrar que a cafeína faz parte da composição do cacau, do guaraná e de alguns chás. Portanto, não é só a cafeína do café que precisa ser contabilizada, mas tudo o que consumimos no dia a dia, como chocolate, achocolatado, refrigerante à base de guaraná ou cola, chá, entre outros.
Hipertenso pode tomar café?
Sim! Hipertensos podem tomar café normalmente, apenas precisam ter atenção à quantidade, pois o consumo exagerado da bebida pode elevar a pressão arterial por mais de três horas.
Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), não há nenhuma evidência que comprove que o café faz mal para o coração. A mesma afirma que a bebida tem substâncias, como os ácidos clorogênicos, o magnésio e o potássio, que podem favorecer na redução da pressão.
Mesmo diante de todos os benefícios do café, a recomendação é ter cautela no consumo.
Benefícios do café
Agora que temos conhecimento de que o café não faz mal para o coração, vamos conhecer todas as propriedades medicinais que o café pode proporcionar a nossa saúde:
- inibição de apetite;
- cardioestimulantes;
- diuréticas;
- laxativas;
- relaxantes musculares, e;
- vasoconstritoras.
Ademais, as propriedades do café são capazes de diminuir os sintomas da fadiga, enxaqueca e asma, além de aliviar dores. Também é usado para potencializar o efeito de outras substâncias presentes no corpo, proporcionando sensação de bem-estar.
Seguindo ainda no campo dos benefícios do café, a bebida contribui com a melhora da congestão respiratória, abre as passagens bronquiais e acelera o metabolismo, o que consequentemente leva à perda de peso, pois aumenta o número de calorias queimadas. Outra propriedade muito importante do café é estimular o fígado e limpar o intestino.
Todos esses benefícios do café fazem deste fruto um excelente aliado da saúde. Contudo, essa bebida precisa ser ingerida na quantidade correta, sem exageros, para que possa trazer os benefícios necessários à saúde.
Diante do exposto, é possível concluir que o café, quando consumido moderadamente e na quantidade correta, não faz mal ao coração, podendo ser consumido por pessoas que apresentam problemas cardiovasculares.
Vale ressaltar que na presença de sintomas, como tontura, vertigem, vista turva ou alteração na frequência cardíaca após a ingestão de café, recomendamos a interrupção do consumo e a procura por um cardiologista para que se possa verificar como está a saúde do seu coração.
Gostou desse conteúdo? Acesse o nosso blog e confira outras matérias sobre saúde. Imigrantes Hospital e Maternidade, fazendo sempre mais pela sua saúde.