Algo muito comum, mas que pode assustar as mães de primeira viagem, o leite empedrado é quando o corpo da mulher produz mais leite do que o bebê consegue mamar ou quando a mãe passa muito tempo sem amamentar. Mas não se preocupe, é possível evitar e resolver o desconforto que o leite empedrado causa. Continue a leitura desse texto para entender o que fazer. A amamentação é um processo de aprendizado e, por isso, é preciso ter paciência. Boa leitura!
Como tirar leite empedrado?
Existem algumas técnicas que podem te ajudar a tirar o leite empedrado. Revertendo o quadro e aliviando as dores provocadas. Veja algumas dicas.
Massageie os seios
Quando perceber que as mamas estão ficando mais enrijecidas, seja no todo ou em partes específicas, massageie o local. As massagens devem ser compressivas e com movimentos circulares. Além disso, é preciso ter paciência até que o leite volte ao estado normal, e assim possa ser retirado. Insista na massagem até que obtenha o resultado desejado.
Faça Compressas
Faça compressas frias na região do seio, ela ajuda a manter a produção de leite mais baixa e, assim, prevenir que o leite fique empedrado. Outra dica é tomar banho de morno para o frio, evitando sempre a água quente.
Vale ressaltar que a água quente estimula a circulação do sangue, aumentando a produção do leite materno. Isso resulta no leite empedrado, uma vez que o bebê não consegue consumir tudo que foi produzido.
Estimule ambos os seios
É comum que no momento da amamentação a mãe ofereça apenas um seio para o bebê. Isso acaba resultando que o leite fique empedrado na outra mama. Por isso, é fundamental oferecer ambos os seios.
Como saber se o leite empedrou?
É possível ainda saber quando o leite empedrou, antes de as dores se tornarem muito intensas e, assim, começar a aplicar as técnicas de reversão. Entre os sintomas, podemos destacar:
- Aumento das mamas, com volume maior do que o habitual durante a amamentação;
- Mamilos achatados;
- Desconforto nos seios, com dores em regiões específicas ou na mama inteira;
- Vazamento do leite, que ocorre principalmente quando o bebê fica muito tempo sem se alimentar.
Fique atenta aos sintomas e assim, você pode cuidar e evitar maiores dores que o leite empedrado pode causar. Desse modo, é possível reverter o quadro logo no começo da mudança do estado do leite.
O qaue fazer para o leite não empedrar?
Existem algumas dicas para evitar que o leite não fique empedrado. Uma das alternativas é o uso de roupas íntimas próprias para essa fase.
Além disso, você deve amamentar em livre demanda. Isso quer dizer que você deve oferecer o alimento ao bebê sempre que ele quiser, sem determinar horários para a amamentação. Desse modo, todo o leite produzido tem maiores chances de ser consumido pela criança, evitando que o leite fique empedrado.
Outra dica é, caso o bebê não consiga consumir todo o leite produzido, você pode realizar a ordenha manual e doar parte do leite produzido para bancos de leite, que oferecem o alimento materno para bebês que não tem acesso a ele.
Para todo processo de amamentação, tenha acompanhamento do seu médico e tire suas dúvidas. O profissional pode te ajudar com dúvidas e técnicas na amamentação, do leite empedrado e em outras questões da sua saúde e do bebê. Ter o acompanhamento especializado, com uma estrutura pronta para te receber, faz toda a diferença.