É bem capaz que você nunca tenha ouvido falar em neoplasia. Entre todos os termos relacionados a câncer ou tumor, alguns são menos conhecidos, como é o caso desta doença. Mas calma! Os termos tumor e câncer são diferentes e nós vamos te explicar. O câncer é uma doença na qual há um desenvolvimento agressivo das células, com capacidade de metástase em outros órgãos. Já o tumor, quando benigno, não desenvolve câncer por ter uma capacidade mais lenta de proliferação das células, não trazendo riscos à saúde.
Te convido a continuar lendo este post para você conhecer mais sobre o que é neoplasia e tudo o que está relacionado a esta doença. Boa leitura!
O que é neoplasia?
O termo “neoplasia” é uma palavra de origem grega, em que neo significa “novo” e plasis significa “crescimento, multiplicação celular”. É definida como um tumor que surge devido ao crescimento desordenado e anormal de qualquer tipo de célula. As neoplasias podem ser classificadas como benignas ou malignas, a partir da observação do comportamento biológico das células. Vamos conhecer cada uma desses tipos.
Tipos de neoplasias
Como falado anteriormente, existem dois tipos de neoplasias:
-
Neoplasia Benigna
-
Neoplasia Maligna
Vamos saber mais sobre cada uma delas.
Neoplasia Benigna
A neoplasia benigna é caracterizada por um tumor de crescimento controlado, com células que são normais ou que apresentam apenas pequenas alterações, formando uma massa localizada, autolimitada e de crescimento lento.
Raramente os tumores benignos apresentam risco à vida, sendo possível reverter o quadro a partir da remoção do estímulo que os causou.
O tumor benigno pode ser classificado em:
-
Hiperplasia: caracteriza-se pelo aumento localizado e limitado das células de um tecido ou órgão do corpo;
-
Metaplasia: caracteriza-se pela proliferação de forma localizada e limitada de células normais, diferenciando-se das células do tecido original.
São exemplos de tumores benignos os miomas, lipomas e adenomas.
Neoplasia Maligna
O tipo de neoplasia maligna é caracterizada por ser um tumor maligno, chamado de câncer, originado quando células do tecido afetado têm um crescimento desordenado, que costuma ser bastante agressivo, incontrolável e rápido.
Por ter um desenvolvimento mais independente, o câncer é capaz de invadir tecidos vizinhos e provocar metástases. O crescimento desordenado do câncer é capaz de provocar efeitos em todo o organismo, causando diversos sintomas e até a morte.
O tumor maligno é classificado em:
-
Carcinoma in situ: estágio inicial do câncer, ainda não houve invasão para camadas mais profundas;
-
Câncer invasivo: acontece quando as células do câncer atingem outras camadas do tecido, sendo possível alcançar órgãos vizinhos ou se disseminar pela corrente sanguínea ou linfática.
Existem mais de 100 tipos de câncer, alguns dos mais comuns são os de mama, próstata, pulmão, intestino, colo do útero e pele.
Causas da neoplasia
As causas para o surgimento de uma neoplasia podem advir de um fator hereditário ou adquirido. Neste caso, alimentação, tabagismo, exposição solar, alcoolismo e falta de proteção sexual, por exemplo, podem levar às mutações celulares.
Em um organismo saudável, na maioria das vezes, as neoplasias são eliminadas pelo organismo do paciente. Quando não são eliminadas, a tendência é que continuem crescendo desordenadamente, até uma intervenção médica.
Sintomas da neoplasia
A neoplasia pode ter origem em uma grande variedade de fatores, os sintomas dependerão muito de onde o tumor se encontra e a evolução do paciente. Em geral, podem incluir perda de peso sem motivos, fadiga e dor.
Tratamento para neoplasia
As neoplasias podem ser tratadas de diferentes maneiras. No caso da neoplasia benigna, com uma intervenção cirúrgica pode-se resolver o caso. Alguns casos de neoplasia benigna o processo de cura é feito pelo próprio organismo, necessitando apenas de monitoramento médico.
Já no caso da neoplasia maligna, o tratamento pode ser feito realizando uma intervenção cirúrgica, radioterapia, quimioterapia ou transplante, no caso da leucemia. A forma adotada para o tratamento dependerá do avanço da doença.
É muito importante que, ao perceber qualquer protuberância, você procure um médico para avaliar o caso. Conte sempre com o Imigrantes Hospital e Maternidade para garantir o seu bem-estar. Contamos com uma equipe de especialistas qualificados, prontos para te ajudar no que você precisar.
Você curtiu este conteúdo? Aproveite e siga a gente nas redes sociais Facebook e Instagram. Agende a sua consulta agora mesmo. Até a próxima!