Hoje nós vamos falar sobre uma doença que boa parte da população tem e desconhece, a hipertensão. Popularmente conhecida como pressão alta, a hipertensão é uma condição crônica silenciosa que acomete a maioria da população mundial sendo caracterizada pelo aumento da pressão arterial. Vamos (re)conhecer mais um pouco sobre os sintomas dessa doença silenciosa?
Quais são os sintomas da hipertensão?
Antes de apresentarmos os sintomas de pressão alta, cabe explicarmos como ocorre o aparecimento dessa doença.
O coração funciona como uma bomba que projeta o sangue para frente quando se contrai (sístole ou máxima), esvaziando-o e levando ao enchimento das artérias através da aorta. Em outro momento, o sangue retorna através das veias cavas para o coração, enchendo-o novamente e fazendo-o relaxar (diástole ou mínima).
Estes dois momentos, de saída e entrada do sangue no coração, é o que mantém a pressão nas artérias. Na fase sistólica o órgão contrai e na fase diastólica o coração relaxa, enquanto na primeira a pressão sanguínea aumenta na segunda diminui.
Quando há um aumento da pressão sanguínea (sistólica), ocorre o que chamamos hipertensão arterial sistêmica (HAS). Uma pessoa é considerada hipertensa quando a sua pressão arterial estiver maior ou igual a 140/90 mmHg em várias medições seguidas.
Como sabemos que a hipertensão é uma doença silenciosa, trouxemos alguns dos sintomas mais comuns dessa doença para você conhecer.
Dor no peito
A dor no peito pode se assemelhar a outra doença bastante conhecida, o infarto, que pode ser ocasionado pela hipertensão. Contudo, cabe salientar que nem todo desconforto torácico indica problemas cardiovasculares.
Mas como saber diferenciar? Para saber se a dor no peito é ocasionada por pressão alta e/ou infarto, é preciso prestar atenção em fatores, como intensidade, duração e se aparecem outros sinais concomitantemente.
Se a duração da dor perdurar por mais de 10 minutos, sem apresentar melhoras com a movimentação ou uso de analgésicos, aconselhamos que você procure por um cardiologista imediatamente.
Outros sinais ligados à dor no peito ocasionados por pressão alta e circulação são: palidez, suor frio e sensação de desmaio.
Dor na nuca
As pessoas com pressão alta podem sentir dores na nuca, que irradia para a testa, devido ao aumento da pressão na cabeça que comprime alguns nervos sensíveis à dor. Por ser uma área da cabeça onde poucas condições provocam incômodos, acaba sendo um ótimo alerta indicativo de hipertensão.
Dor de cabeça
A dor de cabeça é um sinal que pode ser motivado por problemas leves e passageiros, como uma noite mal dormida ou fome, ou pode indicar que a pressão sanguínea está se mantendo elevada por tempo demais. Isso ocorre porque há uma diminuição da circulação de sangue na cabeça.
Tonturas
A tontura e a perda de equilíbrio são sintomas decorrentes da falta de oxigenação no cérebro.
Zumbido no ouvido
O zumbido no ouvido é desencadeado quando há bloqueio da circulação de sangue no ouvido interno.
Fraqueza
Sintomas como cansaço e fraqueza também são percebidos por pessoas hipertensas, visto que o coração está sob maior exigência e esforço.
Palpitações
As arritmias ou coração acelerado podem sinalizar um esforço maior do músculo cardíaco, exigindo uma maior pressão para bombear o sangue. Isso porque as artérias estão mais estreitas, diminuindo o fluxo de sangue para o coração e ocasiona as palpitações cardíacas, ou seja, alterações nos batimentos do coração.
Visão embaçada ou duplicada
A falta de foco visual é outro indicativo da pressão alta, principalmente se vier acompanhada por outros sintomas.
Sangramento nasal
Os vasos sanguíneos no interior do nariz são pequenos, delicados e fáceis de se romper. Por esse motivo, se houver um aumento da pressão dentro desses vasos, pode ocasionar a ruptura, resultando em sangramento nasal.
Enjoo e náuseas
Em caso de quadros de hipertensão sem controle, sintomas como náuseas e enjoos acompanham outros sintomas como tontura e dores de cabeça.
Pontos de sangue nos olhos
Os pontos de sangue nos olhos é outro sintoma motivado pela pressão aumentada, que afeta os vasos sanguíneos dos olhos (retinopatia hipertensiva). Além disso, a pressão alta pode danificar os vasos sanguíneos e os nervos da retina. A concentração de líquidos nessa área é que causa vista dupla ou embaçada, podendo levar à cegueira, em casos mais graves.
Dificuldade para respirar
A dificuldade para respirar aparece porque a pressão alta diminui o fluxo de sangue, que dificulta o transporte de oxigênio para os pulmões.
Sonolência
A súbita diminuição de oxigênio no cérebro e em todo o corpo pode causar sintomas como cansaço e sonolência.
Quais são os tratamentos para hipertensão?
Para quem foi diagnosticado com hipertensão, além dos medicamentos indicados pelo médico cardiologista, existem outros cuidados que você pode tomar para controlar a pressão alta, como:
-
Aferir a pressão regularmente;
-
Praticar atividade física regularmente;
-
Manter o peso ideal;
-
Ter uma alimentação saudável;
-
Reduzir ou abandonar o consumo de álcool;
-
Parar de fumar;
-
Seguir as orientações do seu médico ou profissional da saúde;
-
Tomar as medicações conforme as orientações médicas;
-
Comparecer às consultas regularmente;
-
Evitar o estresse.
É possível conviver com a hipertensão, mantendo um estilo de vida balanceado. É preciso irmos ao médico regularmente para fazermos um check up completo. Controlando a pressão alta, evitamos inúmeros outros problemas que essa doença pode ocasionar. Então, procure o seu médico cardiologista para poder avaliar o seu quadro e, se preciso for, iniciar o tratamento mais adequado para o seu problema.
Priorize o seu bem-estar, conte com o Imigrantes Hospital e Maternidade.