É importante ressaltar que qualquer exercício físico para grávidas deverá ser iniciado somente após consultar o obstetra responsável pela gestação, o qual ainda poderá indicar consultas com outras especialidades médicas para liberar a atividade física. Gestações de risco não irão receber tal liberação, sendo importante seguir as instruções médicas. A seguir iremos discorrer sobre algumas das melhores modalidades que as futuras mães podem começar a praticar, sempre acompanhadas por um educador físico especializado e reportando com o obstetra e sempre respeitando os limites de entre 30 minutos e uma hora por sessão, de três a cinco sessões por semana.
Melhores modalidades de exercício para gestante
Musculação para gestante
Trabalhando toda a musculatura corporal com exercícios específicos para cada grupo, a gestante fortalece seu corpo, reduzindo dores nas articulações e costas, que são comuns durante a gravidez. É importante cuidar para não sobrecarregar o corpo, tomando os devidos cuidados esta modalidade pode ser praticada durante toda a gravidez.
Pilates para gestante
O pilates ajuda a aumentar o controle corporal, aumentando a força e reduzindo as chances de lesões. Além disso, por fortalecer a região pélvica e ajudar o sistema circulatório, a bexiga e o útero estarão mais bem sustentados, ajudando na sustentação do peso da barriga. Este tipo de exercício pode ser realizado durante toda a gravidez, porém a partir do terceiro trimestre cuidados extras deverão ser tomados.
Natação para gestantes
A natação poderá ser realizada por qualquer grávida liberada para exercícios físicos, porém terá impacto maior se o hábito já for anterior à gestação. A atividade coordenada de braços e pernas dentro da água, aumenta a resistência e melhora o fôlego. Todas as etapas da gravidez combinam com esta modalidade, especialmente o terceiro trimestre, onde os resultados serão ainda melhores.
Alongamentos para grávidas
Esses exercícios focados na flexibilidade e alcance das articulações são ótimos para relaxar o corpo e ajudam a diminuir episódios de ansiedade. É de suma importância respeitar os limites corporais de cada praticante, porém as grávidas podem realizar esta atividade sob supervisão durante toda a gravidez, desde que tomem cuidado no último trimestre.
Exercícios cardiovasculares
Caso não tenha o hábito prévio deste tipo de exercício, é importante começar devagar e ir subindo o ritmo aos poucos, porém é possível e benéfico durante toda a gravidez. Controle de peso, melhorar o fôlego e a resistência física, estão entre os benefícios, afinal, caminhada, corrida ou bicicleta trabalham os mais diversos grupos musculares.
Hidroginástica para gestantes
Da mesma forma que na natação, a água é muito benéfica para gestantes no terceiro trimestre. A redução de impacto nas articulações e barriga transforma este exercício em um dos mais praticados pelas gestantes.
Tai Chi Chuan
Esta arte marcial chinesa fortalece ossos, tendões, metabolismo e músculos, além de aumentar a capacidade pulmonar e fortalecer a circulação sanguínea. É um tipo de meditação em movimento, relaxando o corpo e mente. O terceiro trimestre requer um pouco mais de cuidado pela modificação do centro de gravidade do corpo por conta do aumento da barriga.
Agora que você sabe mais sobre os benefícios do exercício para gestante, já está na hora de escolher seu favorito, consultar seu obstetra e começar a atividade, certo?
O Imigrantes Hospital e Maternidade está à disposição oferecendo diversas especialidades médicas. Entre em contato para mais informações.