"O câncer de próstata é o sexto tipo de câncer mais comum no mundo e o segundo mais frequente entre os homens no Brasil."
A próstata é uma glândula que fica localizada na parte baixa do abdômen e faz parte do sistema reprodutor masculino. Quando há um crescimento anormal dessa glândula, investiga-se um possível câncer da próstata, uma doença silenciosa e responsável pela morte de 28,6% dos homens.
Novembro Azul está chegando e este conteúdo é para reforçar a importância da realização dos exames para diagnóstico precoce da doença. Vamos conversar sobre câncer de próstata?
O que é próstata?
Próstata é uma glândula que faz parte do sistema reprodutor masculino. Localizada na parte baixa do abdômen, a próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo por onde a urina armazenada na bexiga é eliminada.
Essa glândula é responsável pela produção de aproximadamente 50% dos fluidos constituintes do sêmen ou esperma, tal fluido possui a nutrição necessária para a sobrevivência dos espermatozoides, além de caráter protetor. Apesar de participar da produção do esperma, a próstata não é responsável pela ereção e nem pelo orgasmo.
Além da função de produzir o líquido seminal, a próstata também é importante na prática urológica, pois a glândula apresenta ligação a vários processos que causam transtornos a pacientes de diferentes idades.
Com o avançar da idade, a próstata naturalmente vai aumentando de tamanho. A partir dos 50 anos, devido à compressão da uretra que dificulta a passagem da urina, o fluxo urinário vai se tornando mais lento e mais difícil de sair.
Na maioria dos casos, esse crescimento da próstata é benigno e recebe o nome de hiperplasia prostática benigna. Entretanto, é preciso avaliar cada caso para descartar ou não o câncer de próstata.
O que é câncer de próstata?
Para sabermos o que é câncer de próstata e como ele se forma, precisamos entender a formação do nosso corpo. Vamos lá?
O corpo humano é formado por milhares de células. Durante toda a vida, essas células vão se multiplicando, substituindo as antigas pelas novas. Esse processo passa a ser anormal quando o crescimento acontece de forma descontrolada. Tal fator origina os tumores que podem ser benignos ou malignos (câncer).
Sabendo disso, o câncer de próstata é definido como o crescimento exagerado da próstata. Esse crescimento, em alguns casos, pode ocorrer de forma lenta, não apresentando sinais e nem ameaçando a qualidade de vida do homem. Em outros casos, o crescimento pode acontecer de forma acelerada, se espalhando rapidamente para outros órgãos levando o paciente à morte.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), para o triênio 2020/2022, estima-se que 66 mil novos casos de câncer de próstata são diagnosticados por ano aqui no Brasil, e desses 16 mil resultam em morte.
Quais fatores aumentam o risco de ter câncer de próstata?
Muitas dúvidas sobre o câncer de próstata estão relacionadas ao que pode causar a doença. Os fatores podem estar associados a mutações no código genético das células, que podem ocasionar o desenvolvimento anormal delas, levando ao câncer de próstata.
Entretanto, alguns fatores de risco que podem aumentar as chances de uma pessoa ter esse tipo de doença, são:
- Histórico familiar - há risco de desenvolver a doença, homens cujo pai ou irmão tiveram câncer de próstata antes dos 60 anos.
- Idade - esse fator aumenta com o avançar da idade, principalmente após os 50 anos. No Brasil, a cada 10 homens diagnosticados com câncer de próstata, 9 têm mais de 55 anos.
- Síndrome de Lynch - alterações genéticas hereditárias aumentam o risco de ter câncer de próstata.
É possível prevenir o câncer de próstata?
Sim! Uma vida pautada em hábitos saudáveis ajuda a prevenir vários tipos de doenças, inclusive o câncer de próstata. Entre vários hábitos que você pode ter, estão:
- Ter uma alimentação saudável.
- Manter o peso corporal adequado.
- Praticar atividade física.
- Evitar fumar e consumir bebidas alcoólicas.
Quais são os sinais e sintomas do câncer de próstata?
Na fase inicial, o câncer de próstata pode não apresentar indícios aparentes da doença e, quando isso acontece, os mais comuns são:
- dificuldade em urinar;
- demora em começar e terminar de urinar;
- diminuição do jato de urina;
- necessidade de urinar mais vezes durante o dia todo;
- sangue na urina.
Contudo, é necessário realizar exames para rastrear a causa desses sintomas, pois os mesmos podem não estar relacionados ao câncer de próstata, mas a outras condições clínicas, como a hiperplasia benigna da próstata, que ocorre devido ao aumento benigno da próstata. Outro caso é a prostatite, uma inflamação causada por bactérias.
Contudo, na presença de qualquer um desses sinais, recomendamos que você procure uma unidade de saúde para a realização de exames para o diagnóstico e tratamento correto.
Quais são os exames utilizados para rastrear o câncer de próstata?
O diagnóstico precoce do câncer de próstata aumenta em 97% a chance de cura. Para que isso aconteça efetivamente, é preciso que os homens procurem um médico para realizar os exames rastreadores da doença.
Há dois tipos de exames para diagnóstico de câncer de próstata: a dosagem de PSA e o toque retal. Vamos conhecer cada um desses exames.
Dosagem de PSA
A dosagem de PSA é um exame de sangue que avalia a quantidade do antígeno prostático específico (PSA), que nada mais é do que uma proteína produzida pelo tecido da próstata, e também pelas células cancerosas.
Como diagnosticar o câncer de próstata pela dosagem de PSA? Através do valor de antígeno prostático específico apresentado na amostra de sangue. Para referência, utilizamos os seguintes valores que variam ao longo da vida:
- até os 49 anos, considera-se de 0 a 2,5 ng/ml como normal;
- entre 50 e 59 anos, o limite sobe para até 3,5 ng/ml;
- entre 60 e 69 anos, até 4,5 ng/ml;
- entre 70 e 79 anos, até 6,5 ng/ml.
Contudo, os níveis de PSA podem variar em função de outros fatores, como: hiperplasia prostática benigna, prostatite e manipulação local (por conta de massagem, biópsia, etc). Por isso, para ter um diagnóstico mais eficaz, recomendamos a realização da dosagem de PSA combinado com o exame do toque retal.
Outro fator que induz o aumento do nível de PSA é a relação sexual no dia anterior ao exame. Esse fator aumenta em cerca de 10% o valor. Por isso é recomendado abster-se de ter relações sexuais por 2 ou 3 dias.
Toque retal
O oque retal tornou-se popular por ser o mais indicado para rastrear sinais de câncer de próstata, sendo que também pode avaliar diversas condições. Trata-se de um exame clínico indolor no qual o médico introduz o dedo indicador no ânus do paciente para detectar possíveis alterações na próstata, como a presença de nódulos, endurecimentos ou quaisquer irregularidades.
Esse tipo de exame é considerado fundamental para o diagnóstico de câncer de próstata. O toque retal é muito importante p
orque cerca de 20% dos tumores diagnosticados na próstata estão em pacientes com níveis de PSA normais. Em sua maioria, são tumores mais agressivos, com pouca produção de PSA.
Exames complementares
É raro, mas se por acaso a combinação dos dois exames acima forem inconclusos e a suspeita do câncer de próstata continuar, o médico pode solicitar uma biópsia. Trata-se de uma pequena intervenção cirúrgica para a retirada de uma amostra do tecido prostático, com intuito de identificar se há realmente células cancerosas.
Se o diagnóstico de câncer de próstata for confirmado, o oncologista (médico especialista em câncer) ou urologista poderá solicitar alguns exames de imagem para avaliar a extensão da doença. Por exemplo:
- tomografia computadorizada;
- ressonância magnética;
- cintilografia óssea.
O tratamento para câncer de próstata dependerá do quadro de cada indivíduo, considera-se aqui a idade, o estadiamento do tumor, o grau histológico, o tamanho da próstata, as comorbidades, a expectativa de vida, os anseios do paciente e os recursos técnicos disponíveis.
Novembro Azul - o diagnóstico precoce pode salvar vidas
O Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades de saúde no mês de novembro dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, para conscientização a respeito da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.
Esse movimento surgiu como uma forma de combater o preconceito que ainda existe em torno das formas de diagnosticar a doença. E por agir assim, muitos homens deixam de realizar os exames e acabam deixando uma brecha para que a doença se alastre e quando decidem procurar por uma ajuda médica, muitas vezes, já é tarde demais.
Deixe de lado o preconceito e procure uma ajuda médica. O diagnóstico de câncer de próstata precoce pode aumentar em 100% suas chances de cura.