Existem diversos motivos para tomar cuidado com a ingestão de açúcar, desde obesidade e diabetes, até o desenvolvimento de cáries e problemas renais. Ao apresentar qualquer um destes sintomas, entre em contato com médicos das respectivas especialidades médicas imediatamente.
É importante ressaltar que os adoçantes não são totalmente isentos de efeitos prejudiciais para saúde, sendo necessário identificar os diferentes tipos, quantidades e efeitos. Falando sobre o açúcar, o mesmo é verdadeiro, existem fontes distintas para eles além de diferentes níveis de processamento e quantidade de processos químicos. A partir de agora vamos aprender a diferenciar os principais tipos de açúcares e adoçantes e entender um pouco sobre cada um.
Tipos de açúcar
-
Sacarose – normalmente extraído da cana de açúcar, coco ou beterraba, é o principal componente do açúcar refinado. É altamente processado, passando por diversas alterações químicas, sendo o mais prejudicial à saúde de todos, é importante evitá-lo, ou substituí-lo por outras opções.
-
Lactose – é o açúcar presente no leite e derivados. Apresenta um sabor levemente adocicado e sua intolerância pode chegar a 75% da população, variando de nível de intensidade.
-
Frutose – encontrado em frutas, cereais, vegetais e no mel. Junto com a lactose e a sacarose são a base do açúcar de cozinha.
Tipos de adoçante
-
Stevia – possui efeitos positivos para a saúde como a prevenção da diabetes, redução do consumo de açúcar, combate a problemas intestinais e redução nos níveis de glicose e insulina no corpo. Este adoçante vem de uma planta homônima e é amplamente utilizado pelas grandes empresas alimentícias para produzir industrializados.
-
Agave – extraído de uma planta de mesmo nome, possui em sua composição frutose, sacarose e glicose. Por conta disso, possui um considerável valor calórico e em grande quantidade pode impactar na diabetes.
-
Aspartame – é um produto totalmente artificial, formado por aminoácidos. Apesar de ser amplamente utilizado por adoçar muito mais que o açúcar e não deixar sabor residual, não é a melhor opção.
-
Sacarina – um dos adoçantes com registros mais antigos na história. É derivado do petróleo, sendo estável a aquecimentos, porém deixa um sabor residual amargo. Não é recomendado para hipertensos.
-
XXilitol – é o adoçante natural mais indicado para a saúde e pode ser utilizado na cocção sem alterar o sabor. O Xilitol é encontrado nas fibras de muitos vegetais, incluindo milho, framboesa e ameixa.
Afinal, açúcar ou adoçante?
A resposta depende muito de cada pessoa, a preexistência de doenças e os níveis de consumo. Açúcar mascavo deve ter a preferência, caso esta seja a escolha, pois possui diversas etapas e processos industriais a menos do que o refinado. Outra opção é o uso de mel, pois possui efeitos anti-inflamatórios. Caso o ideal para você seja adoçante, a indicação é a utilização da stevia, pois é cientificamente comprovado não fazer mal à saúde, além de não apresentar calorias e nem alterar a glicemia.
O Imigrantes Hospital e Maternidade está à disposição oferecendo diversas especialidades médicas. Entre em contato para mais informações.