A mamografia é um exame que deve ser realizado anualmente por mulheres acima de 40 anos. Com ele é possível identificar precocemente o câncer de mama e, possibilitando o início imediato do tratamento logo nos primeiros estágios da doença. Desse modo, é possível realizar procedimentos menos invasivos e mutiladores, além de aumentar a probabilidade de cura.
A prevenção e o diagnóstico precoce são fundamentais para a saúde feminina, assim como a realização da mamografia. Entenda mais sobre a importância de realizar esse exame.
O que é a mamografia?
Como já mencionado, a mamografia é um exame que ajuda a diagnosticar o câncer de mama ainda nos primeiros estágios. Isso porque ele funciona como um raio-x, sendo possível diagnosticar e identificar os nódulos ainda nos primeiros estágios da doença.
Esse exame é indicado para todas as mulheres, principalmente aquelas com idade igual ou superior a 40 anos. Visto que, é a partir dessa idade que há maiores chances de desenvolvimento da doença devido às alterações hormonais que começam acontecer no corpo feminino.
Existem dois tipos de mamografia que podem ser realizadas, conforme a necessidade da paciente.
Mamografia de rastreio
Esse exame é realizado periodicamente, juntamente com os exames de rotina da mulher. A mamografia de rastreio visa a procura de sinais do câncer de mama em mulheres que não tenham sintomas da doença. Desse modo, é realizada a comparação entre o resultado anterior e o atual, de modo a se criar um histórico de alterações das mamas.
Mamografia de diagnóstico
Já a mamografia de diagnóstico é realizada quando se há suspeita de câncer de mama. Desse modo, ela possui imagens com mais qualidade que permitem a identificação de possíveis tumores que não são sentidos no exame de toque.
Como é realizada a mamografia?
O aparelho utilizado para a realização do exame é o mamógrafo. Nele, as mamas são pressionadas para se ter uma melhor visualização de suas estruturas. Esse procedimento avalia todo o tecido mamário e ajuda na identificação de lesões benignas e cânceres em estágio ainda inicial.
Por que realizar o exame anualmente?
Agora que você já sabe o que é e como é realizada a mamografia, é importante ressaltar a necessidade de realizar o procedimento anualmente. Em primeiro lugar, é válido destacar que o exame permite que o médico tenha um histórico de alterações das mamas, tornando mais fácil um diagnóstico precoce do câncer de mama.
Vale ressaltar que o câncer é uma das doenças que mais mata no mundo e as mulheres têm maiores chances de ser acometidas com o câncer de mama a partir dos 50 anos. No entanto, é recomendado a realização do exame a partir de 40 anos. Afinal, o diagnóstico precoce ajuda no tratamento eficaz e menos invasivo.
Outro fator relevante para a realização do exame é o cuidado com a saúde feminina de maneira geral. O câncer de mama afeta também a autoestima e outras áreas da vida social, com impacto na saúde mental a longo prazo e não apenas durante o tratamento.
Desse modo, o diagnóstico precoce e a realização da mamografia, visa evitar a retirada completa da mama ou o avanço da enfermidade. Provocando um impacto na qualidade de vida de muitas mulheres e suas famílias.
Vale ainda ressaltar que, mesmo que a paciente não esteja na idade indicada para a realização do exame, mas perceba alterações nas mamas ou tenha risco aumentado de ser acometida pelo câncer de mama, deve procurar um especialista e realizar o exame. O Imigrantes Hospital e Maternidade oferece uma estrutura completa, com profissionais capacitados para a realização do procedimento.