Muito desconhecida ainda entre os pais, a consulta pediátrica pré-natal é de extrema importância para a família se preparar para a chegada do bebê e para a mudança na rotina.
Todos os casais que pretendem engravidar precisam considerar alguns fatores que envolvem a saúde e bem-estar da futura gestante e do bebê antes mesmo dele nascer. Por isso, é necessário realizar consultas pediátrica pré-natal para que o especialista possa ajudar o casal nesse processo.
A consulta pediátrica pré-natal é um momento para criar um vínculo entre o médico e os pais. A importância dessas consultas está na redução da mortalidade materna e do recém-nascido. Diante disso, é essencial que o casal sinta confiança e segurança no pediatra, pois é esse profissional que vai acompanhar a saúde e o desenvolvimento do seu filho.
Além disso, as consultas pediátrica pré-natal possibilitam tirar dúvidas sobre a chegada do bebê e receber orientações sobre a gestação em si, o que ajuda a diminuir o estresse e a ansiedade, comuns nessa fase.
O que é consulta pediátrica pré-natal?
A gravidez é um momento muito importante na vida da mulher. É um período bastante delicado que envolve muitas modificações no corpo e alterações psicológicas. Por todas essas transformações pelas quais as gestantes passam durante a gravidez, que se faz tão importante e necessário o acompanhamento especializado.
A consulta pediátrica pré-natal é um acompanhamento especializado que serve para que os futuros papais estabeleçam a formação de vínculo com o pediatra que acompanhará a saúde e o desenvolvimento do bebê, antes mesmo dele nascer. Estudos já demonstraram que essas consultas de acompanhamento nos períodos pré e perinatal reduzem a mortalidade materna e do recém-nascido.
Quais são os objetivos da consulta pediátrica pré-natal?
Os objetivos da consulta pediátrica pré-natal, tanto para o pediatra quanto para os pais, são:
- Promover e fortalecer um vínculo entre o pediatra e os pais antes do nascimento do bebê.
- Preparar os futuros pais para o cuidado do desenvolvimento físico e psicológico da criança que está chegando.
- Obter informações básicas de grande importância no pré-natal.
- Discutir os anseios, preocupações e necessidades em relação ao bebê.
- Verificar dados sobre a saúde dos pais, hábitos de vida e situações de risco.
- Esclarecer sobre os tipos de partos.
- Orientar a gestante para os cuidados com os seios e as vantagens do aleitamento materno.
- Explicar sobre a higiene do bebê e falar das medidas de segurança em casa e no transporte da criança.
- Discutir sobre os fatores emocionais que possam interferir na estabilidade emocional dos pais, como: emprego, moradia, efeito da chegada da criança na família e o relacionamento com os irmãos.
- Acompanhar a gestação e o parto fazendo o papel do “cuidador” e orientando para os cuidados com a mãe e o recém-nascido, ajudando a diminuir o estresse familiar da expectativa da chegada do bebê.
- Iniciar a discussão sobre o aleitamento materno, as vantagens, as técnicas e as dúvidas, estimulando a família a falar o que pensa sobre a amamentação; quais são os seus anseios, medos e dificuldades.
- Identificar se a gravidez é de risco e agir da melhor forma de acordo com cada situação.
- Apoiar e ajudar os futuros pais no processo de cuidar do bebê e incentivar a iniciação deste trabalho de uma forma prazerosa.
- Orientar e disponibilizar seu tempo para esclarecer as dúvidas antes e depois do nascimento, abrindo um canal de comunicação e estabelecendo um vínculo afetivo, com profissionalismo, entre os pais e o pediatra do bebê.
Vale a pena se consultar com um pediatra antes do nascimento do bebê?
Sem dúvida, a consulta pediátrica pré-natal vale muito a pena!
Vocês vão conversar sobre alguns temas importantes, como condições do nascimento do bebê, se há alguma intercorrência na gestação, o que esperar no nascimento, quais são os primeiros cuidados ainda na sala de parto. Também tirar dúvidas e orientar sobre os primeiros cuidados em casa, assim os primeiros dias ficam mais tranquilos.
O pediatra também irá avaliar as condições do feto, assim, o médico pode orientar se houver alguma alteração na gestação e programar os cuidados durante a puericultura ou o nascimento.
A consulta funciona como um test drive do pediatra, você tem que gostar do profissional escolhido, pois ele terá um papel fundamental na vida do seu bebê.
Quando fazer a consulta pediátrica pré-natal?
A Sociedade Brasileira de Pediatria orienta a consulta entre 32-36 semanas de gestação se for de baixo risco.
Se houver risco de nascimento prematuro, pode ser adiantada a consulta, assim o pediatra já pode orientar sobre os cuidados e sobre o que esperar diante de um nascimento prematuro.
A consulta pediátrica pré-natal já está regulamentada e a maioria dos planos de saúde cobre essa consulta.
Para saber mais sobre gravidez e aleitamento, leia também:
Valvopatias e gestação: conheça os riscos
TPM ou gravidez: como diferenciar os sintomas?
Leite empedrado: saiba o que fazer e como evitar esse desconforto na hora de amamentar
O que é gravidez psicológica, quais os sintomas e como cuidar?
Quais os primeiros sinais de gravidez?
5 coisas que você precisa saber sobre amamentação
O que é Hormônio HCG e como afeta a gestante?
Exercício para Gestante: 7 atividades para fazer na gestação!
Onde posso realizar uma consulta pediátrica pré-natal?
Se você está grávida e quer fazer um acompanhamento da gravidez com um pediatra especializado, aqui no Imigrantes Hospital e Maternidade contamos com uma equipe altamente especializada para te oferecer todo suporte, segurança e tranquilidade necessários para uma gestação mais saudável e um parto mais tranquilo.
Não deixe o medo e as incertezas do momento te impedirem de buscar médicos especializados para acompanhar a sua gestação.