A amamentação na gravidez é um período importante, tanto para mãe quanto para o filho. Nesse sentido, é recomendado que a criança seja amamentada na primeira hora de vida e que nos primeiros seis meses o leite materno seja a única fonte de alimentação da criança, já que ele oferece todos os nutrientes necessários e muda sua composição de acordo com as necessidades do bebê.
Sendo assim, veja as 5 coisas que você precisa saber sobre amamentação na gravidez para te ajudar durante esse período:
-
Benefícios da amamentação na gravidez
A amamentação propicia diferentes benefícios para o bebê, contribuindo tanto para o desenvolvimento físico quanto para o cognitivo, além de reforçar os laços entre mães e filhos. O leite materno é a fonte de energia e nutrição que a criança precisa, sendo indispensável para as mudanças rápidas que ocorrem nos primeiros meses de vida.
Além disso, a amamentação na gravidez fortalece a imunidade do bebê, uma vez que o corpo da mãe tem os anticorpos de todas as doenças e microrganismos que ela teve contato, transferindo as células de defesa através do leite materno.
-
A produção de leite materno
A produção de leite materno durante o período de amamentação na gravidez pode gerar preocupação para as mães. Com isso em mente, é possível aumentar a quantidade de leite oferecido ao bebê através de algumas atitudes:
-
como amamentar logo após o parto;
-
retirar o leite de maneira regular;
-
amamentar o bebê frequentemente;
-
manter uma alimentação adequada;
-
beber bastante água.
-
Os benefícios da amamentação na gravidez para as mães
Além de oferecer benefícios para o bebê, as mamães também se beneficiam da amamentação na gravidez. O ato de amamentar reduz os riscos de depressão pós-parto em 50% e diminui os riscos de câncer de ovário em 30% e de mama em 4,3%.
-
O leite materno em diferentes fases
O leite materno apresenta diferentes fases durante o período de amamentação na gravidez, são três momentos distintos que atende a necessidade do bebê:
-
Colostro: dura em média de dois a três dias, é produzido logo após o parto e tem a aparência de um líquido amarelo e espesso. Esse leite é rico em anticorpos e nutrientes e tem a função de iniciar a proteção do bebê;
-
Leite de transição: nessa fase o leite rico em gorduras e carboidratos e, durante a amamentação na gravidez é produzido entre o 7º e 21º dia de nascimento. É aqui que o bebê ganha peso enquanto aprende a mamar de forma correta.
-
Leite maduro: após a produção de leite de transição, é a fase do leite maduro, em que é oferecido ao bebê uma quantidade equilibrada de nutrientes de acordo com a necessidade de mãe e filho.
-
Como retirar o leite durante a amamentação na gravidez
A retirada do leite materno pode ser realizada porque, geralmente, o corpo materno produz cerca de ⅓ a mais de leite do que o bebê precisa. Nesses casos a mãe pode retirar de forma manual ou utilizando uma bomba própria para a ação. Em seguida é indicado armazenar o líquido em um recipiente com tampa e colocar na geladeira ou freezer. Esse leite pode ser utilizado para alimentar o bebê na ausência da mãe ou para doação de bancos de leite.
O Imigrantes Hospital e Maternidade tem toda a estrutura para receber mamães e bebês, com o melhor atendimento e profissionais especializados para tirar todas as suas dúvidas. Durante o período de amamentação cuide de você e do seu filho da melhor maneira, a amamentação na gravidez é recomendada para todas as mães que têm a possibilidade de oferecer o leite materno.