A gravidez provoca grandes mudanças na vida da mulher. O corpo muda, os sentimentos também. Felicidade, ansiedade e temores se misturam às dúvidas mais comuns sobre tudo o que está por vir com o período gestacional.
Quando se está grávida, vários hábitos precisam ser mudados para garantir uma gestação saudável. Para te ajudar nesse momento único e especial da sua vida, separamos 4 dicas maravilhosas de hábitos que devem fazer parte da sua rotina de grávida. Confira!
Tenha uma alimentação saudável e equilibrada
Tome bastante cuidado com aquele famoso ditado que diz que a grávida precisa comer por dois. O mais importante na alimentação gestacional não é a quantidade, mas a absorção de todos os nutrientes necessários para a saúde da mãe e o desenvolvimento do bebê. O ganho de peso exagerado durante a gestação não traz nenhum benefício para o bebê e nem para a mãe.
Por isso preste atenção nestas dicas que trouxemos para você ter uma gestação saudável e nutritiva:
- Faça três refeições por dia, mais dois pequenos lanches. Evite pular as refeições.
- Coma devagar, mastigue bem os alimentos e evite líquidos com as refeições.
- Ingira no mínimo três frutas ao dia e três porções de legumes ou verduras.
- Aumente o consumo de peixes, carnes magras, frangos sem pele e ovos não fritos.
- Coma diariamente feijões (soja, lentilha, grão-de-bico, ervilha).
- Beba leite e coma queijo, pois ajudam a formar os ossos e os dentes do bebê.
- Dê preferência a alimentos naturais e integrais.
- Evite os alimentos que contribuem para o ganho de peso, como frituras, gordura animal, banha, manteiga, creme de leite, bolachas recheadas, salgadinhos, refrigerantes, sucos artificiais e doces.
- Siga os 10 passos da alimentação saudável do Ministério da Saúde e OMS.
Cuide da sua saúde mental
A gravidez é um período em que a mãe deve se sentir tranquila e plena. Entretanto, você deve cuidar da saúde mental, isso porque as grávidas ficam mais propensas a sofrer de ansiedade e de depressão, favorecendo o aparecimento de problemas mentais habituais durante a gestação, que podem até levar a problemas físicos graves. Além de afetar a mãe, também pode causar efeitos no feto.
Procure ficar menos estressada e melhorar a qualidade de vida são fundamentais para manter a saúde mental durante a gravidez.
Outra dica é que você realize atividades relaxantes em casa, como meditação ou passatempos, e participe de consultas com profissionais especializados. O importante é se sentir plena e de bem com a saúde mental.
Realize o pré-natal corretamente
A gravidez é um período normal da vida da mulher, não devendo ser considerada uma doença. Contudo, alguns cuidados devem ser tomados para garantir uma gestação saudável para a mãe e para o bebê, como o pré-natal, que tem por objetivo:
- identificar doenças, como hipertensão, diabetes e problemas do coração, que permitirão medidas de tratamento para reduzir os riscos para mãe e para o bebê;
- detectar alterações fetais, má formação e doenças genéticas. Algumas delas, quando tratadas em fase inicial permitem ao recém-nascido uma vida normal;
- preparar a mulher no período da gestação, psicológica e fisicamente;
- fornecer orientações sobre hábitos de vida, higiene pré-natal, sono, alimentação e outras orientações que sejam necessárias.
É muito importante que você cumpra todas as recomendações da equipe de saúde e vá a todas as consultas de pré-natal.
Pratique atividades físicas
A prática de exercício físico é recomendada para todas as grávidas, com exceção daquelas que por algum impedimento médico está impossibilitada de fazê-la. As atividades físicas são recomendadas porque elas proporcionam inúmeros benefícios tanto para a mulher quanto para o bebê, como:
- diminuição das complicações durante a gestação;
- maior controle do ganho de peso da mãe;
- melhora o condicionamento físico;
- atuação no estado psicológico e social;
- diminuição da depressão e do estresse.
Para realizar as atividades físicas, use roupas leves, evite altas temperaturas e beba muita água para se hidratar. As melhores atividades físicas para as gestantes são:
- Natação:
Tonificam a musculatura e aumentam o fôlego e a sua resistência.
- Hidroginástica:
Melhora a capacidade cardiovascular, tonifica os músculos e promove o relaxamento. A água reduz o peso da barriga durante os exercícios e o impacto nas articulações, ajudando muito no terceiro trimestre.
- Ioga:
Aumenta sua flexibilidade, equilíbrio e tônus muscular. Diminui a ansiedade e alguns exercícios respiratórios podem ser usados durante o trabalho de parto.
- Musculação leve:
Fortalece a musculatura evitando dores nas costas e nas articulações.
- Alongamento:
Melhoram sua flexibilidade e promovem o relaxamento ajudando a controlar a ansiedade.
- Exercícios cardiovasculares (bicicleta ergométrica, corrida e caminhadas):
Diminuem a ansiedade, aumentam a resistência física e o fôlego e ajudam a controlar o ganho de peso.
- Pilates:
Fortalece a musculatura do assoalho pélvico ajudando a sustentação do peso da barriga e o parto normal. Também fortalece os músculos do abdômen melhorando a postura.
Pequenos hábitos podem trazer inúmeros benefícios para a sua gestação, garantindo uma maior qualidade de vida para você e seu bebê. Além desses 4 hábitos que citamos, você pode pedir mais informações ao seu médico.
Nós do Imigrantes Hospital e Maternidade contamos com uma equipe de profissionais especializados para te acompanhar nesse momento único. Conte conosco!